Como criar um horário individual de estudos

POR Kenia Amazonita 24/08/2011

Estudar é seu trabalho. Portanto faça com responsabilidade suas tarefas escolares e organize seu tempo. Aprenda como montar um horário de estudos.

Syda Productions/FotoliaAgora é o momento de definir resultados, boas notas e já ir sonhando com as férias de fim de ano. Você até pode pensar:

 -Ainda é muito cedo... os professores nem deram os conteúdos que serão cobrados nas provas... nem sei as datas das avaliações...

Pensamento arriscado esse. O tempo não pode ser interrompido para quando você mais necessitar dele. Com o tempo não se brinca, principalmente quando se quer ter bons resultados na escola. Organize seu tempo diário. Neste período de início de ano, quando você ainda está implantando um ritmo de estudos, procure anotar todas as informações que são dadas pelos professores das diversas matérias, principalmente como e quando serão as atividades de avaliação; sejam trabalhos, pesquisas, seminários, testes ou provas. Tenha sempre à mão o horário de aulas, pode ser na agenda, colado no caderno, ou num local de fácil visibilidade para estar em dia com as tarefas de casa; também ajuda na hora de arrumar a mochila, assim você não corre o risco de esquecer seu material.

“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu”, diz a Bíblia em Eclesiastes 3: 1-8. Sabias instruções de vida! Leia mais algumas dicas para você aproveitar bem o seu tempo diário, ter qualidade de vida e obter ótimos resultados nos estudos.

  • Reserve cada dia um horário fixo para as tarefas escolares;
  • Organize uma sequência de estudo, fazendo primeiro as tarefas conforme a necessidade;
  • Concentre-se em uma tarefa por vez, se você se organizar bem, haverá tempo para tudo;
  • Não estude muitas horas seguidas, faça pequenos intervalos para descansar mente e corpo;
  • Revise os assuntos que foram ensinados em sala diariamente;
  • Nas vésperas de qualquer avaliação, faça a revisão final recordando as principais ideias e confira todas as anotações;
  • Faça um plano definido para estudos, será o seu controle do tempo para as atividades escolares, procure pensar em cada hora do dia, desde o acordar até a hora de dormir. Veja sugestão do horário permanente de estudos:

 

            Dia

Hora

domingo

segunda-feira

terça-feira

quarta-feira

quinta-feira

sexta-feira

 

6:00

 

 

 

 

 

 

7:00

 

 

 

 

 

 

8:00

 

 

 

 

 

 

9:00

 

 

 

 

 

 

10:00

 

 

 

 

 

 

11:00

 

 

 

 

 

 

12:00

 

 

 

 

 

 

13:00

 

 

 

 

 

 

14:00

 

 

 

 

 

 

15:00

 

 

 

 

 

 

16:00

 

 

 

 

 

 

17:00

 

 

 

 

 

 

18:00

 

 

 

 

 

 

19:00

 

 

 

 

 

 

20:00

 

 

 

 

 

 

21:00

 

 

 

 

 

 

22:00

 

 

 

 

 

 

Obs.: Faça as devidas adequações ao seu horário na escola, evite fazer mudanças neste plano, afixe no seu quarto para lembrar os horários cada dia.

 Seja comprometido com o seu futuro, descubra formas de aprender e monte sua estratégia pessoal para ser um vencedor nos estudos. Gosto de um verso bíblico que diz: “Façam todas as coisas sem queixas ou discussões.” Filipenses 2:14. Um espírito resoluto e determinado definirá seus sonhos, trará a você a tranquilidade do dever cumprido, e é claro, ótimos resultados na escola.